Igreja Tem Projecto Há Três Anos
2002-08-12 16:29:39

O arquitecto Mihai Varzan é o responsável pelo projecto da primeira igreja ortodoxa romena que será construída em Portugal. Presidente da Associação Cultural dos Romenos Mircea Eliade, há já três anos que este arquitecto guarda o projecto numa gaveta, sem ver a hora de a obra nascer.

Mihai Varzan explicou ao PÚBLICO o porquê dos templos romenos serem em madeira.

"Por ser um país de muitas florestas, na Roménia as igrejas, a partir dos séculos IX e X, já eram construídas em madeira. Só nas cidades e aldeias mais ricas é que os templos eram de pedra. Depois, em 1692, com a ocupação Austro-Húngara, que veio substituir a ocupação Otomana, a Oeste e Noroeste da Transilvânia, a Igreja Católica começou a querer exercer o domínio, não só material mas também espiritual, obrigando os romenos, por diversos meios e caminhos, às vezes de constrangimento, a convergirem para o seu culto", explica.

"Para manterem as sua posições e propriedades, os nobres romenos eram obrigados a professar a religião católica, caso contrário podiam perder tudo e tornarem-se camponeses, muitos deles mesmo camponeses pobres, escravizados por elementos da nobreza ocupante. Aos romenos ortodoxos a administração Austro-Húngara católica não permitia a construção de igrejas de pedra ou outro material, exceptuando a madeira, considerada um material menos durável e mais fácil de destruir em caso de conflito", diz Mihai Varzan.

"Estas foram as condições históricas que levaram ao aparecimento da arte de construção de igrejas em madeira. Para além da riqueza de ornamentação e trabalho de escultura, do equilíbrio de formas e proporções, esta arte permitiu desenvolver uma técnica capaz de construir edifícios, que chegavam a atingir 35 metros de altura, sem a utilização de um único prego, servindo-se apenas dos encaixes dos vários elementos, em madeira, constituintes da igreja", conclui.

Fonte Público