paroquias.org
 

Notícias






Estudo para a Beatificação de Gaudi em Vias de Ser Concluído
2002-08-12 16:27:51

O inquérito para a beatificação do arquitecto e urbanista catalão Antoni Gaudi (1852-1926) deverá estar concluído ainda antes do final do ano, abrindo assim as portas à primeira etapa da sua canonização, declarou anteontem o sacerdote que dirige o estudo, citado pela AFP.

O grupo de teólogos e historiadores encarregues de preparar o "dossier", que será entregue a Roma, já reuniu 26 testemunhos. Falta agora aos investigadores estudar um "aspecto controverso" da vida do arquitecto: as suas relações com a maçonaria francesa, explicou à revista "Sagrada Família" o padre Josep Maria Blanquet. As obras de Gaudi, como a catedral inacabada da Sagrada Família, em Barcelona, às quais o arquitecto dedicou 42 anos da sua vida, "testemunham em favor da sua beatificação", afirmou o sacerdote responsável pelo estudo.
A canonização de Gaudi pela Igreja Católica não é bem vista por todos, reconheceu Blanquet. "Houve manifestações públicas contra a beatificação, porque uns acreditam que o arquitecto não necessita de um reconhecimento desta índole e outros defendem que com esta declaração, Gaudi perde uma boa parte do seu universalismo" acrescentou. A proposta de beatificação do arquitecto catalão remonta a 1929, mas só foi formalizada em 1998, altura em que uma associação especialmente criada para o efeito fez chegar um inquérito ao arcebispo de Barcelona, Ricard Maria Carles.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia