paroquias.org
 

Notícias






Cristo na rua - acção com os sem-abrigo
2002-08-11 10:33:01

Realizou-se no passado dia 7 de Agosto, na Capela da Misericórdia de Sesimbra, uma conferência subordinada ao tema: «Cristo na rua» pelo Dr. António Lopes Marcelo da ‘Comunidade Vida e Paz’. Esta iniciativa está inserida nos Serões culturais que a Paróquia de Santiago de Sesimbra promove habitualmente nos meses de verão, às quartas-feiras à noite.

«Mais do que juízos de valor os sem-abrigo precisam que sejam apresentadas metas para superar ou resolver a sua situação» - disse António Lopes Marcelo. Tendo traçado o perfil do «sem-abrigo», Lopes Marcelo centrou a sua intervenção no trabalho que a ‘Comunidade Vida e Paz’ realiza em favor deste sector da sociedade, particularmente, em três centros de acolhimento, tratamento e reinserção na região de Lisboa, que estão a funcionar desde 1998.
A força da ‘Comunidade Vida e Paz’ está nos voluntários. «Os que constituem as equipas da noite são sobretudo jovens dos dezoito aos vinte e cinco anos, estudantes, mas também há médicos e outros técnicos» - referiu Lopes Marcelo, também ele voluntário, segundo o qual «para os voluntários da CVP a vida tem um sentido moral e transcendente e agem em conformidade, pondo o amor do evangelho em acção».
Quanto aos sem-abrigo «cada residente nos centros custa 250 contos por mês e o Estado apenas gasta cerca de 40 a 50% desse custo» - salientou António Lopes Marcelo, que considera que «cada sem-abrigo recuperado deixa de constituir um problema para si próprio, para a família e para a sociedade».
No próximo dia 14, os Serões culturais têm uma vertente mais litúrgica com a procissão nocturna em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que percorre algumas ruas da vila de Sesimbra, sendo feita uma parte pela praia e terminando com a celebração eucarística num jardim público.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia