paroquias.org
 

Notícias






Águias Voltam a Sobrevoar Locais Bíblicos das Sagradas Escrituras
2002-08-06 21:26:22

As águias voltaram a sobrevoar locais bíblicos como o deserto de Neguev e o monte Carmelo, graças a um programa destinado a recuperar a fauna mencionada nas Sagradas Escrituras. Nos últimos cinco anos, triplicou o número de casais de águias que, após uma longa ausência destas paragens, voltaram a instalar-se e a cumprir o velho mandamento bíblico da procriação.

Para isso, foi necessário que a Força Aérea de Israel e as linhas aéreas comerciais modificassem as suas rotas de voo para manter aviões e helicópteros longe dos locais tradicionais de nidificação destas aves.

As "famílias" de águias aumentaram de 70 para 200 no local, segundo um relatório elaborado pela Sociedade israelita para a Protecção da Natureza e a Autoridade para a Protecção dos Parques Nacionais. O projecto enquadra-se num programa mais amplo destinado a recuperar a fauna das Sagradas Escrituras, que inclui espécies, hoje dizimadas, que são mencionadas no Antigo Testamento.

O programa começou há vários anos com a declaração de reserva natural de amplas zonas do deserto, que ocupa um terço da superfície de Israel, e instalação nestes locais de águias, em alguns casos importadas de outros países. Os cabos de alta tensão, os caçadores, a falta de alimentos e os envenenamentos foram as causas do desaparecimento, não só das águias mas também dos falcões e abutres, da paisagem árida das serras e planícies de Neguev.

A Companhia de Electricidade israelita, que participou no projecto, comprometeu-se a cobrir os cabos de alta tensão para evitar que as aves de rapina sejam electrocutadas.

Grupos de ecologistas criaram, por seu lado, pontos de alimentação para estas aves carnívoras e desenvolvem em incubadoras de zoológicos os ovos das fêmeas para repovoar o deserto. Em alguns dos animais é instalado um transmissor para que os cientistas possam acompanhar os seus movimentos e hábitos de vida.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia