paroquias.org
 

Notícias






João Paulo II Canoniza Índio Mexicano Juan Diego
2002-08-01 15:41:46

João Paulo II canonizou Juan Diego, ontem, na Basílica de Guadalupe, no México. Centenas de milhares de pessoas concentraram-se, para ver e saudar o Papa Wojtyla, na sua passagem ao longo do percurso com cerca de 20 quilómetros, entre a Nunciatura e o Santuário de Guadalupe, que durou cerca de uma hora.

Catalina Pichardo, que, para poder ver João Paulo II, passou a noite, na célebre praça do Zocalo, onde se situa a catedral da Cidade do México, a maior de toda a América Latina, declarou à AFP: "Só Deus sabe, mas pode ser a última vez que eu o possa ver".

Juan Diego é o primeiro indio mexicano a ser declarado santo pelo Papa. Nasceu por volta do ano 1474 e morreu em 1548. Quando teria cerca de 57 anos, no dia 9 de Dezembro de 1531, escutou, nos flancos do Monte Tepeyac, uma música que definiu como não sendo deste mundo. De seguida, ainda segundo declarações suas, mais tarde registadas por escrito, teve a visão de uma senhora, que lhe pediu para edificar, naquele local um templo, onde se daria glória a Deus. As aparições repetiram-se nos dias 11 e 12 de Dezembro, do mesmo ano. Na última o rosto da senhora apareceu impresso no poncho de Juan Diego. A pequena capela que o indígena mexicano construiu no século XVI, com o passar do tempo, tornou-se no importante Santuário de Guadalupe. No dia 12 de Dezembro, ali se reúnem milhares de peregrinos, todos os anos, para venerar a imagem da Senhora de Guadalupe, impressa no poncho do índio mexicano.

Hoje João Paulo II ainda beatificará mais dois mexicanos, Juan Bautista e Jacinto de Los Angeles, dois indígenas, líderes de uma aldeia do sul do estado de Oaxaca.

A canonização de Juan Diego e dos dois indios Oaxacas reveste-se de especial significado para a população indígena do México, que corresponde a cerca de dez por cento de um total de mais de 100 milhões de mexicanos.

Amanhã o Papa regressa a Roma, terminando a sua 97ª viagem fora de Itália e a quinta visita ao México, primeiro país que visitou, ainda no início do seu pontificado, em 1979.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia