paroquias.org
 

Notícias






Paróquia de Nossa Senhora do Carmo - Missa e Benção das Famílias
2001-01-03 22:22:32

Hoje é dia da Sagrada Família. Gostaria de vos convidar a pensar na vossa. Este ano do Jubileu também é da família, porque se festejamos a vinda de Deus como homem para nos salvar, não podemos deixar de olhar para o contexto em que Ele nasceu, cresceu e até que morreu e ressuscitou. No seio de uma família.

Maria e José aparecem como modelo de qualquer casal por estarem unidos pelo amor recíproco e fortalecido pela graça da vocação que Deus lhes dá. Só nesse amor a família tem a sua plenitude. Só nesse amor, que não tira forças só de si mas as vai buscar ao próprio Deus, é que as dificuldades, as circunstâncias adversas e os muitos momentos por que é preciso passar, podem ser ocasião de um crescimento e de santificação da vida. Mas Maria e José também foram uma ajuda para se entusiasmarem, para serem um para o outro ocasião de se recordarem do amor com que as suas vidas estavam marcadas e da vocação a que foram chamados. Como eles, qualquer casal cristão é uma experiência de ajuda e de alegria.
No seu seio surge o Filho de Deus. Sem o amor deles, Deus não teria escolhido Maria para ser Mãe do Nosso Salvador. Mas o Filho é também a grande ocasião para os pais perceberem a grandeza da própria vida. Não se esgota na actividade e na propriedade, passando para além destas coisas dirige-se para aquilo que permanece, o amor.
Agradecer a Deus a família que nos deu, e sentir a responsabilidade de a amar, fazendo com que ela se tome cada vez mais, à imagem da Sagrada família, a casa em que cada pessoa se sente verdadeiramente amada tal qual é, eis o que vos proponho.
Neste nosso tempo cheio de contradições, em que muito pouco se cuida da família, não podemos perder a esperança, nem achar que há situações em que Deus não tem lugar. Basta, na fidelidade à Sua Palavra, procurar estar disponível para no dia a dia surgir do amor algo de novo. Deus abençoa aquele que O procura de coração sincero.


Padre Duarte da Cunha




voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia