paroquias.org
 

Notícias






"Não Vos Esqueço", Disse o Papa Aos Índios
2002-07-31 14:29:37

O Papa João Paulo II defendeu ontem ferreamente os direitos dos indígenas da América Central, afirmando que eles têm todo o direito de viver em justiça e em paz e de verem a sua cultura respeitada.

Na penúltima etapa do seu périplo de 11 dias pelo continente americano, o Papa apareceu um pouco cansado mas manteve uma voz forte durante toda a missa perante mais de 500 mil fiéis concentrados num hipódromo da capital da Guatemala.

A dada altura, segundo a Reuters, o Papa revelou mesmo problemas de respiração mas isso não o impediu de prosseguir a homilia e concretizar a canonização do irmão Pedro de São José Betancur, um missionário franciscano que dedicou a sua vida a ajudar os índios pobres de Cuba, das Honduras e da Guatemala.

A missa, acompanhada por cantos e danças indígenas, foi ouvida por sete presidentes da América Central, instados a respeitarem os direitos humanos. "O Papa não vos esquece", disse João Paulo II, diante de um enorme retrato de Betancur. "Ele admira os valores da vossa cultura e encorajo-vos para encararem com esperança as situações difíceis que por vezes experimentam", acrescentou, entusiasmando a audiência que se estendia numa onda de bandeiras da Guatemala e do Vaticano.

Perto de 60 por cento da população da Guatemala (12 milhões) são indígenas, a maior parte índios mata. "A maior parte de nós não sabem sequer o que significa igualdade, uma vez que há ainda tanta discriminação", lamentou Argelia Comutas, uma índia de 19 anos que assistia à cerimónia. "Sofremos uma tripla discriminação porque somos índios, mulheres e pobres", concluiu. Demasiado baixa para ver a figura do Papa do sítio onde se encontrava, entre a multidão, conseguia contudo ser tocada pela sua presença. "Não se consegue vê-lo mas consegue-se senti-lo."

Quando o "papamóvel" entrou no recinto a abarrotar debaixo de um céu azul, muitos já aguardavam pela sua chegada há longas horas. Parte da missa foi falada em kakchiquel, uma das muitas línguas índias da Guatemala.

O Papa deixou ainda, ontem, a meio da tarde, o país em direcção ao México, a última etapa do seu 97º périplo do seu pontificado e um dos mais longos, antes de regressar a Roma, onde é suposto chegar na quarta-feira.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia