Ortodoxos Russos e Vaticano Continuam de Costas Voltadas
2002-07-31 14:28:31

A Igreja Ortodoxa Russa tornou ontem pública a sua posição em relação à resposta do Vaticano a respeito das acusações de proselitismo. Indignada com a posição do Vaticano, a Igreja Ortodoxa Russa acredita que essa atitude só vai dificultar e condenar ao fracasso o diálogo entre ortodoxos e católicos.

Segundo o patriarca de Moscovo "os actos da Igreja Católica mostram eloquentemente, não obstante todas as negações, que a sua intenção é a de aumentar a sua influência nos países de leste", situação que "só pode suscitar a desconfiança e fazer crescer a distância" que separa as duas igrejas.

Por seu lado, os responsáveis católicos insistem em clamar o seu "direito de pregar o evangelho a todos os homens", defendendo um "trabalho missionário" que faça chegar a ideologia do catolicismo a um número máximo de pessoas, situação que "é inaceitável para a Igreja Ortodoxa Russa".

Os desentendimentos entre ortodoxos e católicos começaram em Fevereiro deste ano, quando o Papa João Paulo II decidiu criar duas dioceses na Rússia, o que originou uma enorme polémica e levou, nomeadamente, à expulsão deste país de um padre italiano e de um bispo católico polaco.

Fonte Público