A Luz do mundo em Toronto
2002-07-29 22:05:36

No Canadá, na eucaristia de encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude 2002, subordinadas ao tema “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”, e perante 800 mil pessoas, das quais 600 mil jovens, João Paulo II exclamou: “Quanta luz podeis transmitir, se unidos na comunhão da Igreja!”.

Dia 28 de Julho, em Downsview Park, cidade de Toronto, onde o espaço para a assistência a esta eucaristia era, segundo a organização, o equivalente a 180 estádios de futebol, o tema destas jornadas fazia-se realidade aos olhos de um Papa, visivelmente rejuvenescido pelo contágio de mais de meio milhão de jovens que lhe gritou “O Papa é jovem! O Papa é jovem!”. Foi a resposta às palavras do Santo Padre, envoltas num sorriso: “Vós sois jovens e o Papa está velho e um bocado cansado”.
João Paulo II explicou, no entanto, que se identifica com as expectativas e as esperanças da juventude. Lembrando as muitas situações que já viveu, frisou estar convencido, “de forma inquebrável, de que nenhuma dificuldade, nenhum medo é tão grande que possa sufocar completamente a esperança que palpita sempre no coração dos jovens”. “Não deixeis que morra essa esperança”, pediu o Papa. Nem mesmo “quando por culpas ou faltas de alguns dos filhos da Igreja”, sublinhou, referindo-se “aos danos provocados por alguns sacerdotes e religiosas a pessoas jovens ou frágeis” e que provocam “um profundo sentido de tristeza e de vergonha”. Apesar disto, João Paulo II pediu aos jovens para olharem antes para “a maioria de padres e religiosos generosamente empenhados”. “Se amais Jesus, amai a Igreja”, apelou.
Após esta referência aos escândalos sexuais de membros do clero que invadiram os Estados Unidos da América, o Papa salientou que “é nos momentos difíceis da história da Igreja que o dever da santidade é mais urgente”. “E a santidade não é uma questão de idade”, reforçou João Paulo II, pedindo aos jovens para serem a Luz do mundo, para serem santos.