MEIO MILHAR DE ESCUTEIROS DA REGIÃO DE LISBOA
2002-07-29 14:51:43

Mais de meio milhar de Escuteiros da Região de Lisboa (Diocese de Lisboa) estão a participar no XX ACANAC – Acampamento Nacional, que está a decorrer em Santa Margarida - Abrantes, de 29 de Julho a 5 de Agosto, reunindo cerca de 4.500 participantes, nacionais e estrangeiros, enquadrados pelos respectivos animadores adultos.

Jovens com idades entre os 7 e os 18 anos, abrangendo os três primeiros dos quatro escalões etários em que se organiza a acção pedagógica do Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros - estão em festa durante uma semana, em actividades apropriadas às suas idades.

Em todas as actividades do Acampamento, os jovens serão enquadrados por cerca de meia centena de animadores adultos, da Região. Estes voluntários adultos pagam a sua inscrição no acampamento, como qualquer escuteiro.

A partir do tema geral do acampamento, “O mundo nas tuas mãos”, os jovens escuteiros viverão as suas actividades inspirados por temas próprios nos seus campos. Os Lobitos - 7-10 anos - serão os “Novos arco-íris do mundo”, procurando descobrir um mundo novo até então desconhecido. Os Exploradores - 11-14 anos - assumirão o seu papel de “Cavaleiros para um mundo novo”, inspirados por valores como justiça, lealdade, partilha ou humildade, entre outros. Os Pioneiros - 14-18 anos - construirão o “Novo mundo azul”, a côr não só da secção mas também da imensidão dos céus e dos mares, do planeta.

Implantado em todo o território nacional, distribuído por 1.000 agrupamentos locais, o CNE é hoje a mais expressiva associação juvenil portuguesa, com cerca de 70.000 associados de ambos os sexos e de todas as faixas etárias.

Desde 1923 que o CNE promove a formação integral dos seus associados, através do método escutista, um método de educação activa não-formal criado pelo inglês Robert Baden-Powell no início do século passado.

Para mais informações, contactar:

Luis Feliciano - Chefe do Contingente da Região de Lisboa
(93 840 23 03)