paroquias.org
 

Notícias






Terminou XXVIII Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica
2002-07-26 20:36:49

Terminou hoje o XXVIII Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica. Ao longo de dias, 1500 ministros das celebrações reuniram-se para reflectir sobre “A Liturgia Eucarística”.

À Ecclesia, o Pe. Pedro Ferreira referiu que a grande conclusão a retirar deste Encontro é a determinação em “procurar melhor qualidade para as celebrações a partir do exercício dos ministérios litúrgicos”. E especificou: “os presidentes tomando as respectivas responsabilidades (orientadores e dinamizadores da celebração)”; os leitores, assumindo o grande papel que lhe é pedido, o de proclamar a palavra de Deus (“é Jesus Cristo que fala, e fala essencialmente com o coração, conseguindo atrair as massas”. E essa virtude, reconheceu o responsável pelo Secretariado Nacional de Liturgia, os nossos leitores não têm); os acólitos, que são os “braços de Jesus Cristo”; e os cantores, aos quais se pede que cantem a glória de Deus e não as “misérias da terra”.
Durante este encontro, os participantes tiveram oportunidade de reflectir sobre os grandes conteúdos teológicos da celebração da Liturgia Eucarística e, noutra parte de cada dia, agruparem-se os diferentes ministérios para os estudarem com profundiade.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia