Mulheres são padres na Alemanha
2002-07-25 08:49:13

A Alemanha vai ter mais seis mulheres sacerdotisas. As seminaristas, duas de nacionalidade argentina e as restantes, brasileira, mexicana, suíça e alemã, serão ordenadas para o ano, ao lado de quatro homens. Preside à cerimónia de ordenação o arcebispo argentino Romulo Braschi, de 60 anos, membro de uma congregação dissidente, a Igreja Católica Apostólica Carismática Jesus Rei.

Monsenhor Braschi diz defender, acima de tudo, a "liturgia da palavra", garantindo que os futuros sacerdotes, mulheres e homens, fazem parte da Igreja Católica Romana. A ordenação está marcada para 29 de Junho, dia de S.Pedro e S.Paulo, data habituamente escolhida pelas autoridades eclesiásticas católicas para proceder às ordenações. Como nota curiosa, saliente-se que um dos futuros padres tem uma relação amorosa com uma das futuras sacerdotisas, a alemã.

O celibato dos padres, bem como a ordenação de mulheres, são dois dos principais problemas com que se debate a Igreja Católica. Na Alemanha, onde esta confissão religiosa é a mais rica do mundo, as opiniões estão bastante divididas. O cardeal alemão Karl Lehmann admite que as novas sacerdotisas são apenas a ponta do iceberg. Este ano, a 29 de Junho, em Passau, sul do país, foram ordenadas outras sete mulheres, de nacionalidades alemã, austríaca e norte-americana, que passaram a poder exercer o sacerdócio na Igreja Jesus Rei. A cerimónia foi presidida por Monsenhor Braschi, assistido por um bispo austríaco, Ferdinand Regelsberger, e um da República Checa. Uma situação que levou o arcebispo de Munique a afirmar que se estava perante "um espectáculo de uma seita". Na altura, Maximilian Aichern, bispo de Linz, considerou que a Igreja Jesus Rei é "uma impostura sectária". A Santa Sé não reconhece a Igreja Católica Apostólica Carismática, cujos os responsáveis afirmam serem seguidos por mais 13 mil fiéis na Europa, América do Norte e do Sul, e Africa. A sua sede é em Munique, capital da Baviera, o Estado federado alemã onde a maioria da população é católica.

Fonte DN