Rowan Williams nomeado arcebispo de Cantuária
2002-07-24 08:50:23

A Igreja Anglicana tem um novo arcebispo, que vai assumir o novo posto em Outubro. Rowan Williams, de 52 anos, casado e pai de dois filhos, é o novo arcebispo de Cantuária, o 104.º, e sucede ao actual titular, George Carey.

Altamente respeitado dentro e fora da igreja, bispo do País de Gales, desde o ano 2000, é o primeiro prelado fora da igreja inglesa a assumir tão elevado posto, passando a ser responsável por 70 milhões anglicanos em todo o Mundo. Liberal e controverso no que se refere a assuntos sociais, a sua elevação ao posto máximo da Igreja Anglicana foi aclamada pelos que procuram a reforma da igreja, mas é receada pelos conservadores ou evangélicos.
Homem radical, que consagrou sacerdotes homossexuais e é favorável à ordenação de mulheres, é, também, altamente crítico da invasão anglo-americana no Afeganistão e da desejada intervenção por parte dos Estados Unidos no Iraque, que classificou de "imoral e ilegal". Igualmente crítico da sociedade de consumo e do papel das multinacionais, acusou recentemente a Disney, num livro de sua autoria, de "corrupção e sexualização prematura das crianças", tanto através dos filmes e dos programas de televisão, como por brinquedos.
Classificado de "teólogo de distinção" pelo homólogo católico, Cormac Murphy-O'Connor, e de homem com "uma incrível capacidade de comunicação bem como de profunda espiritualidade", segundo o arcebispo sul-africano, Desmond Tutu, a sua nomeação pelo primeiro-ministro Tony Blair, de entre uma lista de dois finalistas, foi recebida pelo seu antecessor e actual detentor do primado, George Carey, com "muitíssima satisfação", sobretudo pela sua "enorme habilidade". Ao aceitar o cargo, Rowan Williams classificou-o de prova
"de grande confiança na minha pessoa, que interpreto com admiração e gratidão".

Fonte JN