paroquias.org
 

Notícias






Imigrantes peregrinam até Fátima
2002-07-24 19:49:55

Um grupo de africanos parte de Lisboa, rumo a Fátima, em peregrinação, no próximo dia 3 de Agosto. Os peregrinos são angolanos, são-tomenses, caboverdianos e guineenses que deverão perfazer um total de cerca de três mil imigrantes.


Organizada pelo Patriarcado, esta é já a oitava peregrinação do género e, segundo disse ao JN o padre Veríssimo Telles, terá por tema "Peregrinos do pão e da fé aos pés de Maria". "Esta gente que vem das antigas colónias é gente que, de vez em quando, precisa de se juntar em grupos", justificou. No seu entender, esta peregrinação "serve para ajudar a reforçar a fé destas pessoas. É sempre um momento forte para a evangelização, seja na ida para lá, seja na estadia", disse.
Os responsáveis por esta iniciativa organizam também os transportes para a viagem. Os autocarros partem de manhã do da Cova da Moura (Amadora), Outorela (Oeiras), Santa Filomena (Amadora), Fim do Mundo (Cascais), Portela (Loures), Alfornelos (Amadora), entre outros, devendo encontrar-se, em Fátima, pelas 11 horas. Já no santuário, "os peregrinos farão um caminho a pé, da Cruz Alta até à Capelinha das Aparições", adiantou o padre Veríssimo Telles.
No destino, haverá várias actividades. Será celebrada uma eucaristia com cânticos típicos africanos e, durante a tarde, os peregrinos vão estar no Centro Paulo VI. "Vamos ver um filme sobre Fátiman e cantar as nossas canções", garantiu o eclesiástico.
O responsável por esta peregrinação explicou que a iniciativa é importante para o sossego destes africanos. "No aspecto da fé, ela permite o aprofundamento da vivência cristã. No social, promove o convívio entre as pessoas e, no lúdico, o próprio passeio, já que estão fora do trabalho e dos guetos onde vivem".
Para Veríssimo Telles, "a peregrinação faz parte da vivência dos cristãos". "É um momento para se encontrarem e estarem à vontade como africanos. São imigrantes e vivem em condições difíceis". Também por isso o tema da peregrinação será a luta pelo pão. Os peregrinos regressam a casa no mesmo dia.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia