Dia da Paróquia de Santiago de Antas
2002-07-22 19:30:38

A Paróquia de S. Tiago de Antas, na cidade de Famalicão, celebra no próximo Domingo dia 28 de Julho o Dia da Paróquia. Esta festa é sempre celebrada no último Domingo de Julho, a seguir ao dia 25 – dia de S. Tiago.

A partir de 2001 a festa do padroeiro passou a ser celebrada em moldes diferentes, com o objectivo de unir a população em redor do Pároco e permitir uma alegre e sã convivência entre todos os membros da Comunidade Paroquial. Em Conselho Pastoral é eleita uma Comissão a partir dos representantes das 16 zonas paroquiais. Este ano essa Comissão é constituída pela zona n.º 2 e pela zona n.º 16, que contam com a colaboração do Conselho para os Assuntos Económicos e todos os Movimentos e Obras de Apostolado e, ainda, algumas Associações cívicas representadas no Conselho Pastoral. Do programa previamente estabelecido e acordado com todos os Movimentos de Apostolado e Associações cívicas da Paróquia será o seguinte:

1. Às 11 horas Missa de Festa em honra de S. Tiago, solenizada pelo Coral de Nossa Senhora da Conceição - Antas;

2. Às 12 horas – Inauguração do Museu Paroquial de Arte Sacra da Paróquia de S. Tiago de Antas, com a presença de individualidades eclesiásticas e civis do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão e da Arquidiocese de Braga;

3. Às 13 horas – No recinto do Seminário dos Missionários Combonianos, almoço de confraternização para todos os paroquianos, familiares e amigos que queiram participar. Será servida uma refeição no local a preços simbólicos. Haverá ainda bebidas e outros petiscos.

4. Às 14,30 horas – Tarde Cultural e Recreativa, com actuações dos Escuteiros de Antas; Grupo Coral de Nossa Senhora da Conceição; Crianças do Centro Social da Associação de Moradores das Lameiras (encerramento das actividades lectivas); Actuação do cantor popular “Costinha”; Grupo de Jovens de Antas; Crianças da Catequese; Actuação da ARCA – Associação Cultural e Recreativa de Antas; Danças do Grupo “TRIBO” do MAAC – Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças de Antas; Palhaços pelo Trio “Tremidinho, Cata-Tau e Emilinho”; Cantares ao desafio e a terminar Fados de Coimbra pelo Grupo de Fados Victor Costa. No intervalo destas actuações haverá “Jogos Tradicionais Populares”, coordenados pela Associação de Ribeirais. Todos os grupos e pessoas individuais que participam nesta tarde cultural e recreativa, têm a sua sede ou residem na zona geográfica da Paróquia de S. Tiago de Antas. Durante a tarde, no salão de festas do Seminário dos Combonianos, estará patente uma exposição alusiva à vida associativa dos Movimentos e Obras de Apostolado da Paróquia e de outras Associações cívicas.

5. Pelas 20 horas – encerramento das festividades e limpeza do espaço, gentilmente cedido pelos Missionários Combonianos.

A Comissão Organizadora solicita à Comunicação Social a melhor divulgação desta iniciativa e apela à sua participação nas festividades fazendo reportagem a partir do local.

Antas, 20 de Julho de 2002

P’la Comissão Organizadora