Homenagem e gratidão ao seu pároco
2002-07-22 19:29:57

Tudo quanto aconteceu no passado domingo, dia 21 de Julho, ultrapassou "todas as expectativas" do sacerdote que a sua paróquia "de sempre" quis homenagear.

De facto, o P. Benevenuto Vieira de Oliveira Dias completou no passado sábado, dia 20, cinquenta anos de sacerdócio, praticamente todos dedicados à paróquia da Freixianda.
A merecida homenagem foi bem preparada e mexeu com toda a comunidade, bem como com a comunidades da Ribeira do Fárrio e do Casal dos Bernardos que vincaram bem a sua presença. Estas duas paróquias são "filhas" da Freixianda e lá estiveram na homenagem do homem e do sacerdote a quem muito deram e de quem muito receberam.
Às 15.30 horas, a igreja paroquial da Freixianda foi o espaço que congregou uma vasta assembleia; leigos, religiosas, duas dezenas de sacerdotes e as máximas autoridades da freguesia e do concelho de Ourém lá estiveram. O ambiente era solene e festivo.
A missa de acção de graças, dedicada à Santíssima Trindade, foi o momento alto da comemoração do Jubileu Sacerdotal do P. Benevenuto. Ele mesmo presidiu à Eucaristia onde, desde os paramentos até às restantes alfaias litúrgicas, tudo lhe foi oferecido pela paróquia.
Á homilia, o homenageado não deixou de catequizar, fazer alguns apelos e de deixar o testemunho da sua longa e frutuosa experiência e vivência sacerdotal.
Começou por abordar a problemática vocacional, fazendo sentir à assembleia como é importante para o Povo de Deus ter ministros sagrados e como é urgente que os jovens estejam atentos ao chamamento do Pai para uma vida de especial consagração. Não deixou de salientar a importância da família nas decisões dos filhos; contudo, o papel da mãe cristã é fundamental e decisiva na opção pelo sacerdócio. Além de agradecer à "Santíssima Trindade" e à paróquia, pediu também "perdão" por não ter correspondido às expectativas da comunidade.
Terminada a missa, o salão paroquial ficou cheio para a sessão solene de homenagem ao P. Benevenuto. O P. Manuel Janeiro, dos Padres Franciscanos, natural da Freixianda, a pedido da Junta de Freguesia, apresentou ao público presente "algumas notas sobre a terra que nos viu nascer", ficando para todos a certeza de que "a história das Freixiandas perde-se no memorial dos tempos". Embora com informação escassa, a aldeia já era habitada no tempo dos romanos e até antes!
Na sessão solene usaram palavras de apresso e felicitações ao pároco da Freixianda diversas personalidades com destaque para o Presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, o Governador Civil do Distrito de Santarém, Mário Albuquerque, e o Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, P. Jorge Guarda. Este último agradeceu toda a dedicação do P. Benevenuto, o seu zelo apostólico, o gosto pela liturgia e pela música, no fundo quanto deu à paróquia com quem tem partilhado o sacerdócio que o Senhor lhe confiou.
O P. Benevenuto foi agraciado com uma lembrança do Governador Civil de Santarém, Junta de Freguesia da Freixianda, e com uma série de presentes dos diversos centros, movimentos e associações da actual paróquia, da Ribeira do Fárrio e do Casal dos Bernardos. Ao homenageado foram entregues réplicas de todos os centros de culto, igrejas e capelas, onde exerceu o seu múnus sacerdotal.
A tarde terminou com um convívio no Centro de Dia e espaços envolventes onde muitos puderam saudar e confraternizar com a sacerdote que, segundo o Presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, "continua a ser Benevenuto (bem vindo) na paróquia da Freixianda".