paroquias.org
 

Notícias






PASTORINHOS VÃO TER MONUMENTO
2002-07-22 11:08:44

A escultora Graça Costa Cabral, de Lisboa, foi seleccionada para fazer um grupo escultórico de homenagem aos videntes Francisco e Jacinta Marto, a instalar no recinto do Santuário de Fátima, junto à Capela da Reconciliação.

O trabalho é composto por uma área em relva, onde ficará a imagem da Jacinta sentada numa pedra de granito e o Francisco de pé, apoiado no seu bordão.

As esculturas dos beatos terão uma altura aproximada de 1,60 metros e podem ser em bronze ou em mármore branco, consoante a preferência da reitoria do Santuário, que ontem divulgou a escolha de Graça Cabral no concurso a que concorreram mais dois artistas, Fernando Marques e Nelson Figueiredo.

Na proposta vencedora a autora defende que a representação dos dois irmãos, além da encenação referente à sua vida de pastores, deve sugerir uma diferenciação relativa ao carácter dos dois. Nesse sentido, elaborou o grupo escultórico com a Jacinta sentada em sinal de maior recolhimento e quietude, enquanto o Francisco ficará de pé, manifestando maior relação com o mundo exterior.

O material proposto para as esculturas é o bronze, com patinado natural, que permite dar mais luminosidade às peças, diferenciando-as das outras figuras existentes nas arcadas.

O prazo de execução da obra será de seis meses, custando 67.500 euros se for em bronze, ou 72.500 euros se o material escolhido for o mármore branco.


Por indicação da escultora, na zona de implantação do trabalho deverá ser criada uma elevação de meio metro, coberta de relva.

O júri do concurso foi constituído por monsenhor Luciano Guerra, reitor do Santuário, padre Luciano Cristino, arquitecto Erich Corsépius, escultora Clara Meneres, escultor José Aurélio e arquitecto Gastão da Cunha Ferreira.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia