Fundação ajuda Igreja que Sofre
2002-07-15 22:18:28

A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) apresentou-se oficialmente, dia 13 de Julho, como Fundação. Em Portugal desde 1995 e sempre com o estatuto de Associação de Fiéis com Direito Pontifício, a passagem a Fundação foi assinalada com a inauguração de uma nova sede, em Lisboa e de outras iniciativas ao longo do fim de semana.

Na cerimónia participaram o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o fundador da AIS, Pe. Werenfried Van Straaten, e o Cardeal Alfonso Lopez Trujillo, Presidente do Conselho Pontifício para a Família, convidado de honra destas celebrações.
Como Fundação, a AIS passa a ter “uma área mais vasta de acção social e cultural”, explicou o Presidente do Conselho de Administração, mostrando-se esperançado em que assim seja possível “dar uma resposta mais rápida e eficaz, não só para dentro da Igreja e da sociedade civil, como também para o exterior (PALOP’s, Brasil e Timor)”.
Na prática, segundo Paulo Bernardino, uma das mudanças reflecte-se nas ajudas “até aqui enviadas para a Alemanha – sede da AIS – inicialmente por benfeitores e que agora podem passar a ir de grandes empresas, instituições de solidariedade social e outras do Estado ou de carácter particular”.
A maior divulgação do trabalho desenvolvido pela AIS foi uma das vantagens referidas pela Secretária Geral Internacional. Antonia Willemsen referiu “acreditar que com a passagem a Fundação (...) haverá muitos portugueses a quererem ajudar esta Igreja”. Na sessão solene de apresentação da Fundação, D. José Policarpo sublinhou que a AIS “corporiza uma expressão significativa da inter-comunhão das diversas igrejas particulares, promovendo a partilha de bens”.
O programa de lançamento oficial da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre iniciou-se dia 12 de Julho com uma Peregrinação Internacional da AIS a Fátima, presidida pelo Cardeal Alfonso Trujillo, e terminou numa eucaristia, igualmente presidida por aquele prelado, no Mosteiro de Alcobaça. Fizeram ainda parte das celebrações a inauguração das novas instalações da capelania dos ucranianos, em Fátima, que servirá as dioceses de Leiria-Fátima e Santarém, e um concerto, na Sé de Lisboa.