Jovens do mundo num encontro de culturas
2002-07-15 20:02:06

A essência de todas as Jornadas Mundiais radica na experiência de Peregrinação.

Desde o primeiro momento, em 1985, o Santo Padre disponibilizou-se a caminhar com os jovens rumo a locais fortes de oração, de encontro, de vida, à semelhança de Jesus Cristo a subir o Tabor! Nessa caminhada os peregrinos são convidados a rezar juntos, a viver juntos, a ganhar alento em conjunto (uns com os outros e com o próprio Deus).

As jornadas mundiais, por se realizarem em cidades, países, continentes diferentes e por terem uma amplitude de participação que abrange a maior diversidade que é possível reunir num encontro desta natureza, um encontro mundial, permite experimentar o momento fontal da Igreja que os discípulos viveram na manhã de Pentecostes: de todos os lugares estavam reunidos para celebrar!

A jornada mundial, para além da dimensão espiritual, pastoral e organizativa oferece aos jovens a oportunidade de viverem, portanto, um encontro de diversidades culturais.
Os dias nas Dioceses, de 18 a 22 de Julho, são como que a matiz desta realidade, os jovens encontram-se para partilhar a vida, os lugares, as pessoas, a oração, as vivências dos que chegam e dos que acolhem.

A maior parte dos Jovens portugueses ficará na Diocese de Santa Catharines (Niagara).

A peregrinação continuará depois no coração da XVII Jornada Mundial. O parque de exposições de Toronto (Exhibiton Place), praticamente durante todas as tardes, apresentar-se-á como a tenda do encontro. Mas também as ruas, as praças desta cidade multicultural serão espaço para a consolidação e testemunho dos valores dos jovens que caminham com Jesus Cristo por todas as estradas da vida. É o chamado Festival da Juventude.

Será durante as tardes de Toronto que milhares de jovens poderão participar em debates, seminários, projectos de animação e acção social em várias instituições e comunidades da cidade. Esta distribuição e colaboração provoca obviamente a proximidade entre todas as diversidades e, no final do dia – tal como no final das Jornadas – os participantes regressam cansados mas com a profunda recordação de ter participado num momento único porque, apesar de tudo o que possa separar, continuam unidos na mesma fé.

Os participantes das Jornadas Mundiais possuem passe de transporte público e um guia com todas as riquezas que as cidades de acolhimento possuem. Esses dados permitem viajar nas acções concretas do Programa das Jornadas (catequeses, reconciliação, festival da Juventude, Via Sacra,...) mas também ao encontro das culturas dessa cultura. E o Canadá em toda a sua extensão é de uma riqueza cultural, autóctone e fruto dos movimentos migratórios, inesgotável!

As comunidades cristãs, os edifícios públicos, o Real Museu de Toronto, a Universidade, o próprio Vaticano oferecem, durante os dias das Jornadas, exposições e foruns para aferir a natureza cultural da região e a natureza da própria Jornada: uma peregrinação.

Um último aspecto que merece especial referência toca-nos de maneira particular: são os nossos emigrantes. Estão sedentos de nos acolher, de falar com os jovens de Portugal, de lhes mostrarem os seus filhos, as suas escolas, as suas associações,... tudo o que é a sua vida, aquele mundo repleto de saudade e vontade de construir aquele país, no caso o Canadá, e o nosso país cada vez maior!

A partilha que é feita nas jornadas mundiais tem especial dimensão nos portugueses. Somos um povo que abriu novos horizontes ao mundo. As novas gerações de portugueses e de Luso-descendentes aproximam a nossa língua, a nossa cultura e permitem a uns e outros pensar, agir, viver, pelo menos uma vez na vida, em comum.
As jornadas, depois de terminarem, perduram no tempo, na memória de todos. E como uma Jornada Mundial não é ponto de chegada mas sim horizonte que se abre, a peregrinação continua. Continua em cada um, na sua família, na sua comunidade... em Igreja.

No encontro de culturas que as jornadas proporcionam rasgam-se novos mundos à Igreja. Porque sendo lugar comum afirmar que os jovens são o futuro, esta acção da Igreja com os jovens oferece ao mundo o que os jovens são (responsáveis, criativos, livres, sérios, comprometidos) e os jovens testemunham que o futuro da Igreja é presente. Um presente de juventude, de alegria, de esperança, de solidariedade, de fé!

M. Oliveira de Sousa
DNPJ