paroquias.org
 

Notícias






GNR vai a trote de Lisboa a Fátima
2002-06-28 12:28:34

Trajam a rigor e são movidos pela fé. A devoção à Senhora de Fátima fez 64 cavaleiros, entre militares da Guarda Nacional Republicana e alguns civis, cavalgar até Fátima.

O calor que se tem feito sentir tornou-se o principal obstáculo para homens e animais, quesaíram de Lisboa na manhã de segunda-feira, depois de abençoados pelo capelão militar da GNR, que também se desloca a cavalo.
O percurso de mais de 100 quilómetros tem sido feito por etapas. Algumas delas "muito duras", confessa o coronel Carlos Pires da Costa, comandante da GNR. Apesar do esforço físico, a animação e o convívio são uma constante.
Mas o que mais toca estes homens e mulheres, "personagens" de uma peregrinação diferente ao "altar do Mundo", tem sido a forma como as populações os acolhem. "Em Valada do Ribatejo, as pessoas puseram pétalas de flores no chão e colchas à janela", revela o coronel Pires da Costa, adiantando ter sido com "muita emoção" que a comitiva assistiu aos cantares das crianças das escolas. "Não há palavras para descrever tanta emoção", admite, explicando ser frequente as pessoas saírem à rua para saudar os cavaleiros.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia