APROVADO MANUAL DO CASAMENTO
2002-06-27 09:47:31

Um manual de procedimentos sobre o casamento católico, destinado a ajudar os noivos na sua preparação e a orientar os sacerdotes, foi aprovado na última reunião do conselho presbiteral da diocese de Leiria-Fátima, realizada na segunda-feira.

Todos os anos são celebrados na diocese de Leiria-Fátima mais de um milhar de casamentos católicos, mas as 'motivações' para casar na Igreja estão "cada vez mais distantes da fé exigida para o sacramento" e nota-se uma "falta de abertura às exigências e propostas da Igreja, quanto ao matrimónio e à vida conjugal", refere o documento.

Embora continue a verificar-se uma "preferência generalizada pelo casamento na Igreja, em detrimento do civil ou da união de facto", há um "distanciamento crescente dos noivos em relação à Igreja", assim como uma "descontinuidade" e "alheamento" da prática religiosa.

A opção é determinada por "factores secundários", como a tradição, imposição familiar ou a vantagem estética sobre o acto civil, a que se junta a escolha do local apenas pela beleza do templo ou a sua localização e a marcação da data e da hora em função da disponibilidade do restaurante.

Há ainda situações consideradas "especiais" pelos autores do documento, que referem a existência de "preconceitos e desconfianças recíprocas que dificultam o diálogo", justificados por uma "dessintonia frequente entre a Igreja e a mentalidade envolvente".
Neste documento, elaborado por uma comissão e intitulado "Preparação e celebração do matrimónio: preocupação e desafio", são apresentados os sinais "positivos" e os "negativos" evidenciados pelos noivos que, por regra, integram o grupo etário mais afastado da prática religiosa e da vida eclesial. "Os contactos com os noivos são o termómetro de uma caminhada cristã ou da falta dela", refere o documento, segundo o qual "as grandes lacunas revelam as limitações, senão mesmo a inexistência" de uma preparação.

Segundo o padre Virgílio Antunes, secretário do conselho presbiteral, "sem perder de vista o que é essencial no sacramento do matrimónio", a Igreja quer "estar à disposição das pessoas" e "abraçar os novos desafios".

Impõe-se por isso uma reflexão sobre a forma como se há-de dispor melhor para ajudar a comunidade cristã, sem se afastar da sua missão.

A partir do documento aprovado no conselho presbiteral, os sacerdotes das 74 paróquias da diocese irão reflectir e apresentar sugestões práticas.

Fonte CM