Criar organismo pela paz é hipótese
2002-06-25 23:38:50

Cristãos de várias confissões, budistas, muçulmanos, judeus, skhistas e membros do Conselho Mundial de Igrejas estiveram reunidos no Vaticano, para estudar formas de promover a colaboração comum na procura de um mundo mais pacífico.

O anúncio feito, dia 19 de Junho, pelo Gabinete de Imprensa da Santa Sé, informa que o encontro decorreu já nos dias 7 e 8 deste mês e que surgiu no seguimento da Jornada de Oração pela Paz, realizada em Assis a 24 de Janeiro deste ano.
Do encontro, que se realizou na sede do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, saiu o compromisso de todos em que “o diálogo não se fique por acontecimentos como o de Assis”, referiu o Cardeal Francis Arinze, à Rádio Vaticano. Explicando formas de concretizar esta intenção, o Presidente daquele organismo do Vaticano referiu que se poderá criar “um organismo que ofereça sugestões ao Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e a pessoas de diversas religiões para que se promovam iniciativas simbólicas a favor da reconciliação, dos grandes valores que levam à justiça, à paz, especialmente aos sítios onde mais se sofre”.
Da reunião saiu ainda a certeza de que “todos querem seguir neste caminho de ajudar o mundo a ser melhor” e a, sempre que necessário, deixar bem frisado que “a religião não pode nunca ser pretexto para a tensão ou para a violência”, salientou o Cardeal Francis Arinze.