Exposição de ícones ortodoxos em Fátima
2002-06-25 23:18:28

Foi inaugurado no dia 25 de Junho, pelas 11h00 na sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, a exposição «ÍCONES ORTODOXOS - obra de talha de Kostyantin Sheplyakov».

Natural da República da Ucrânia e residente há 7 anos em Portugal, Kostyantin Fedorovich Sheplyakov, apresenta-nos em Fátima um conjunto de obras, representando temas mariológicos e bíblicos. Estes ícones, de grande qualidade estética e artística, exprimem, em silêncio luminoso, a teologia da Igreja Ortodoxa. Neles são representados, além do próprio Cristo, aqueles cuja união com Ele e a Igreja reconhece, ou sejam, os santos, muito especialmente a Mãe de Deus, que os ortodoxos consideram "mais venerável que os querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os serafins".

Através da arte e de painéis informativos, o visitante poderá conhecer melhor uma Igreja que até ao século XI não fazia sentido distingui-la da Igreja "católica", estando estas unidas, portanto, durante mais de um milénio! Com a chegada em Portugal de imigrantes de Leste, e principalmente Ucranianos, a curiosidade e interesse por este povo tem aumentado. Esta exposição irá, portanto, ao encontro dessa curiosidade.

Na inauguração esteve presente o representante, em Portugal, do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla para todos os Ortodoxos, Pe. Alexandre Bonito.

A mostra ficará aberta ao público diariamente (exceto à 2ª feira) até ao dia 21 de Julho com o seguinte horário: 10h00 - 19h00. Serão realizadas visitas guiadas, bem como sessões de esclarecimento para grupos escolares e outros mediante marcação prévia.