Milhares de peregrinos rezam na Senhora da Lapa
2002-06-12 10:25:18

Um grupo de mulheres e crianças contorna o santuário da Senhora da Lapa. Passos decididos, rezam o terço, em coro e em voz alta, indiferentes ao movimento que as rodeia.

Concluídas algumas dezenas de voltas, Clotilde Santos explica: "Somos do Sabugal. Saímos cedo de casa com o propósito de cumprir a penitência de um rosário à volta do templo. A promessa está cumprida", explica a peregrina, enquanto se mistura com o turbilhão de gente que entra e sai do recinto.
Numa das alas laterais do santuário, junto à porta de acesso à gruta onde nasceu a devoção à Senhora da Lapa, muita gente aguarda, em fila, a rezar em voz alta, a vez de chegar ao penedo, "onde só passa quem não tiver pecados".
"Estou aqui há meia hora. Mas vale a pena esperar", justifica Filipa Martins, de Lisboa, crente de que não terá dificuldades em atravessar a estreita passagem.
Foi assim: com muita gente e muitos actos públicos de fé, a peregrinação do 10 de Junho, ao Santuário da Senhora da Lapa, em Sernancelhe.

10 mil pessoas
O culto recua ao ano de 1498, quando Joana, uma pastora de 12 anos, muda de nascença, encontrou a imagem de Nossa Senhora, e começou a falar para impedir a mãe de a destruir. O milagre da sua cura deu início a uma devoção com mais de 500 anos.
As principais peregrinações à Lapa ocorrem a 10 de Junho, 15 de Agosto e 8 de Setembro. "Estamos a contar que passem pelo santuário mais de 10 mil pessoas. De todo o país, mas sobretudo da diocese de Lamego", explica um sacerdote.
Depois da procissão das irmandades, com os seus estandartes, uma missa campal juntou todos os crentes nos terrenos junto ao cruzeiro de Sernancelhe. No final, os pinhais à volta do santuário, num raio de alguns quilómetros, encheram-se de tendas, barracas, mesas e farnéis para o convívio habitual.
"Primeiro trata-se do espírito. Depois, então, cuida-se do corpo", ditava um octogenário, de Vila Nova de Paiva, que desde os oito anos de idade visita a Senhora da Lapa.

Fonte JN