Reabertura ao culto da igreja de Olival Basto
2002-06-11 21:30:13

A Igreja de Olival Basto, paróquia da Póvoa de Santo Adrião, vinha apresentando desde há alguns anos graves problemas de 'saúde',
nomeadamente ao nível da estrutura e da cobertura. Criou-se inclusivé algum alarmismo jornalístico pelo facto.

Iniciaram-se contactos, fizeram-se estudos, pediram-se apoios financeiros, preparam-se e concretizaram-se iniciativas para angariar os meios necessários... e deu-se início aos trabalhos.
Nem sempre o caminho foi fácil, alguma burocracia criou dificuldades, as ajudas foram prometidas, mas algumas nunca chegaram. Parece que algumas entidades ainda não entenderam como as instalações deste género servem uma comunidade, formam para a vida e inculcam valores que incluem a fé e a participam na construção dum edifício mais precioso que é a vida humana!
A comunidade ficará com bastantes encargos durante alguns anos.

Mas, hoje, após as obras de recuperação, que duraram cerca de seis meses, a comunidade tem a grande alegria de anunciar que no dia 16 de Junho, será celebrada a Eucaristia que assinalará a reabertura ao culto. Presidirá à celebração Dom José Alves, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Será ás 9.30.

Como na altura se difundiu a fragilidade do edifício, que agora que se divulgue e se partilhe a alegria de vermos esta obra realizada.
Devido aos escassos meios económicos desta comunidade foi realizada apenas uma parte da recuperação. Os anexos e a Capela mortuária precisam urgentemente de recuperação, pois a degradação é evidente.

A alegria a viver e a partilhar neste acontecimento deve transformar-se em compromisso para o futuro.

O Pároco
P. Luis Ferreira, smm