paroquias.org
 

Notícias






Papa pede ajuda para Angola
2002-06-09 16:49:21

O Papa João Paulo II denunciou, domingo, a «dramática crise humanitária» que afecta Angola após décadas de guerra civil, e apelou à comunidade internacional no sentido de ajudar aquele país.


«O meu pensamento vai hoje para a estimada população angolana que, após os sofrimentos de uma guerra civil longa e sangrenta, enfrenta uma dramática crise humanitária devido à falta de comida e dos mais elementares cuidados médicos bem como o perigo constante das minas anti-pessoal, disseminadas por todo o território», afirmou João Paulo II, durante a missa dominical no Vaticano.

O Papa apelou também aos participantes na Cimeira Mundial da Alimentação , que começa, segunda-feira, em Roma, a responderem às «aspirações legítimas» da população que sofre com a fome.

«Que Deus abençoe este encontro e ilumine os responsáveis das nações para que consigam exprimir as aspirações legítimas dos povos e dar um novo impulso à luta da comunidade internacional contra a fome», declarou o sumo pontífice.

No início deste mês, os Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertaram sobre a existência de fome em larga escala em Angola, sublinhando que o país está ameaçado por «uma catástrofe humanitária» e que cerca de meio milhão de pessoas encontram-se «em condições desesperadas» decorrentes da má nutrição.

Actualmente, o flagelo da fome atinge 815 milhões de pessoas em todo o mundo, 777 milhões nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países de Leste, e 11 milhões nos países desenvolvidos.

In: Site TSF


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia