Igreja católica expulsou 218 padres este ano por abuso de menores
2002-06-09 16:33:26

A Igreja católica norte-americana expulsou 218 padres ao longo deste ano devido às acusações de abuso de menores, mas pelo menos 34 agressores conhecidos continuam a trabalhar nas distintas dioceses norte-americanas, indica um estudo realizado pelo diário The Washington Post. O documento diz ainda que há um secretismo vigente em muitos sectores da hierarquia católica norte-americana.

O periódico afirma que, desde os princípios dos anos 60, pelo menos 850 sacerdotes dos EUA foram acusados de abuso de menores, dos quais cerca de 350 foram expulsos antes deste ano.
David Clohessy, director nacional da Rede Nacional de Vítimas de Abusos por parte dos Sacerdotes (SNAP), um grupo de apoio às vítimas que assegura contar com 4.000 membros assinalou que a falta de informação pode reflectir uma estratégia deliberada destinada a afastar a Igreja das suas responsabilidades.

«Creio que qualquer pessoa prudente poderia assumir que a Igreja tem mais dados dos que quer compartilhar. Mas também julgo que são suficientemente rápidos para não recolher ou armazenar dados que poderiam ser descobertos» pelos os advogados dos queixosos.

Ainda que cerca de 300 bispos norte-americanos no activo debatam numa conferência de Dallas, entre a próxima quinta-feira e sábado, a política a adoptar nestes casos, o diário afirmou que nem sequer os próprios patriarcas católicos conhecem realmente a amplitude do problema, e que não estão a tomar medidas para descobrir de onde chegaram os casos de pedofilia.

In: Diário Digital