paroquias.org
 

Notícias






"Despojai-vos da Europa"
2002-06-08 11:08:54

A congregação dos Missionários do Espírito Santo foi criada a dois tempos. A 27 de Maio de 1703, o bretão Claude-François Poullart des Places decide, com mais 11 companheiros oriundos de meios pobres, fundar um novo instituto religioso.

Apesar de ser filho de boas famílias, Claude-François começa a dedicar-se a ajudar os limpa-chaminés de Paris. É daí que surge o primeiro grupo, dedicado à evangelização dos mais pobres. Para viver, os membros da nova Congregação do Espírito Santo têm de procurar comida junto dos ricos de Paris.

Claude só é ordenado padre em 1707 e acaba por morrer dois anos depois, vítima de um rigoroso Inverno, do excessivo trabalho e da alimentação precária. A congregação ainda cresce num primeiro momento, mas acaba por entrar em decadência e ficar reduzida a um pequeno número. Século e meio depois, François Libermann (nascido judeu, mas que se baptiza como católico aos 24 anos), funda uma nova congregação missionária: os padres do Imaculado Coração de Maria. O atraso no reconhecimento oficial do instituto de Libermann leva os padres do Coração de Maria a propor aos poucos membros que restam da Congregação do Espírito Santo a fusão num único instituto. O que acaba por acontecer em 1848, adoptando o nome do último.

Autor de documentos e obras como "Pequeno Memorial sobre as Missões Estrangeiras", do extenso "Memorial sobre as Missões da África em Geral e da Guiné em Particular" ou a "Carta à Comunidade de Dacar e do Gabão", Libermann, que faz da abolição da escravatura um dos seus objectivos, insiste na ideia de adoptar as culturas locais. Num dos textos, escreve: "Não julgueis segundo a primeira impressão; não julgueis segundo o que vistes na Europa, segundo o que estais habituados na Europa: despojai-vos da Europa, dos seus costumes, do seu espírito; fazei-vos negros com os negros, e vós os julgareis como devem ser julgados; fazei-vos negros com os negros para os formar como devem ser, não à maneira da Europa, mas deixai-lhes o que lhes é próprio".

Os espiritanos são, actualmente, cerca de 3400 em 64 países do mundo. Há 200 portugueses, 80 dos quais a trabalhar fora do país - esta é a congregação missionária católica com mais gente no estrangeiro. Desses, 20 estão em Angola, onde se destacaram, ao longo dos anos de guerra civil, em missões arriscadas de defesa das populações.


Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia