Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa - Comunicado Final
2002-06-08 10:57:20

1. Nos dias 4 e 5 de Junho de 2002 reuniu-se o Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa, sob a presidência do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo. O Conselho é representativo dos padres da Diocese e tem como finalidade aconselhar o Senhor Patriarca nalgumas matérias da vida pastoral do Patriarcado de Lisboa.

2. O Conselho teve como tema de fundo a reflexão sobre a responsabilidade do Patriarcado na promoção e conservação do Património Cultural da Igreja. Depois da apresentação de alguns critérios de entendimento desta tarefa, abriu-se o debate sobre a situação do património e os desafios que lança à acção pastoral.

3. Para além deste tema, teve também lugar a apresentação da contabilidade do Patriarcado. A terminar houve espaço aberto de partilha de preocupações do presbitério.

4. O Conselho Presbiteral decorreu em ambiente de séria corresponsabilidade e de viva partilha fraterna.