Taizé
2002-05-06 23:10:42

Taizé é uma pequena Aldeia da Borgonha, 100km a Norte de Lyon, em França.

Em Taizé existe uma comunidade monástica constituida, pela primeira vez desde a Reforma, por irmãos originários de diferentes igrejas cristãs, católicos e reformados.

A comunidade de Taizé acolhe práticamente durante todo o ano os que a procuram, organizando encontros semanais em que participam, nalgumas semanas, milhares de jovens de todo o mundo.

Embora vocacionada para o acolhimento de Jovens, a comunidade tem também, em alguns períodos do ano, programas de encontro e acolhimento destinados a adultos (>30) e a famílias com crianças.

Em Portugal, ao longo dos anos, milhares de pessoas têm mantido ligações com Taizé. Embora a comunidade não tenha como objectivo criar estruturas ou movimentos locais, há muitos grupos, paróquias e pessoas individuais que organizam momentos de encontro e oração sob a inspiração daquela comunidade.

A ligação entre aqueles que conhecem Taizé faz-se através da "Carta de Taizé", editada em várias línguas e que pode ser assinada pelos interessados.

A comunidade conta hoje com 3 irmãos portugueses, João, David e Rui.

Taizé é um espaço de liberdade. Aos que participam nos encontros é apenas pedido que se enquadrem num programa pontuado por 3 orações diárias, intercalado com momentos de reflexão e de partilha em grupos, compostos por pessoas de várias nacionalidades.

Os que quiserem poderão também passar a semana em silêncio, e os jovens poderão ainda optar por desenvolver uma trabalho de apoio ao funcionamento do encontro, durante parte do dia.

A comunidade não aceita donativos, vive apenas do seu trabalho. Aos participantes nos encontros é pedida uma participação nas despesas de acolhimento, tendo em conta o nível de vida do respectivo país.

Este é um retrato sintético de Taizé. Caso queira saber mais visite o site da comunidade, em português: www.taize.fr