Exposição pela amizade ecuménica - Anglicanismo no Vaticano
2002-06-06 22:52:32

A história da evangelização da Grã-Bretanha e o percurso religioso até aos dias de hoje estão, desde dia 4 de Junho, patente ao público nos Museus do Vaticano.

Intitulada “Anglicanismo e Igreja ocidental: continuidade e mudança”, esta exposição é o fruto da colaboração entre Museus do Vaticano, Catedral de Norwich e Embaixada britânica na Santa Sé.
A esperança é de que esta iniciativa contribua “para consolidar a amizade ecuménica” entre anglicanos e católicos; assim o escreveu D. George Carey, Arcebispo de Cantuária, no prefácio do catálogo desta exposição.
Também para o Presidente do Conselho Pontifício de Promoção da Unidade dos Cristãos, esta mostra da história representa “um pequeno passo no caminho para a unidade”. Aos micrifones da Rádio Vaticano, o Cardeal Walter Kasper sublinhou que “temos que conhecer a nossa história para enfrentar um futuro comum”.
Da exposição constam 21 painéis e outras obras de arte e objectos que passam em revista a consolidação da Igreja na Grâ-Bretanha, nos primeiros séculos da Idade Média, o cisma provocado pelo Rei Henrique VIII, no século XVI, e o caminho de aproximação que Roma e Londres têm vindo a fazer, em especial desde 1960, quando o Papa João XXIII recebeu, no Vaticano, o então Arcebispo de Cantuária, D. Geoffrey Fisher.