paroquias.org
 

Notícias






João Paulo II poderá renunciar em Cracóvia
2002-06-04 14:17:42

João Paulo II poderá anunciar a demissão em Agosto, durante uma viagem à Polónia. A informação é avançada pelo jornal checo Tyden - referindo fontes religiosas polacas -, acrescentando que o Papa aproveitará a deslocação a Cracóvia, sua terra natal, para resignar ao cargo.


O jornal diz que uma tal eventualidade é considerada "cem por cento certa" pelos "eclesiásticos polacos que têm ligações estreitas com o Papa".

A apresentação de um pedido de demissão de João Paulo II será "muito bem aceite no seio da Igreja católica, continua o semanário checo, salientando que, nesta matéria, liberais e conservadores estão em sintonia.

Não é a primeira vez que surge a hipótese de uma renúncia do Papa, actualmente com 82 anos e com problemas de saúde, sofrendo nomeadamente da doença de Parkinson e de artrose no joelho. Já em meados de Maio, dois cardeais importantes, Josef Ratzinger (Alemanha) e Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras), avançaram com essa possibilidade.

Segundo as fontes eclesiásticas polacas, na hipótese de uma demissão, João Paulo II poderá retirar-se para um convento na Polónia.


Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia