paroquias.org
 

Notícias






Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
2002-06-03 15:59:46

Aos Pais e outros Educadores
Ao aproximar-se o período de matrículas nas escolas, quero mais uma vez dirigir-me a todos os pais e educadores para lhes lembrar o lugar que a disciplina de Educação Moral e Religiosa deve ocupar na formação integral dos mais novos.


Esta disciplina não constitui um privilégio das confissões religiosas, nem um favor do Estado. A dimensão religiosa é essencial à pessoa humana e à sua formação pessoal e social.

Uma escola – seja ela privada ou pública – tem o dever de cuidar desta dimensão religiosa na formação dos seus alunos, garantindo, ao menos, que esta seja oferecida àqueles cujos pais a solicitem. É um direito que os pais não podem esquecer.

Dirijo-me, em especial aos pais católicos, lembrando-lhes que a sua missão educativa inclui a formação religiosa e que esta não se pode limitar à catequese familiar e paroquial. Passa também pela escola e, muito particularmente, pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. É um erro preterir esta disciplina a pretexto de que a criança frequenta a catequese.

Peço, por fim, a todos os pais católicos que não só matriculem os seus filhos nesta disciplina como também acompanhem com dedicação e atenção o percurso escolar dos filhos. Peço-lhes ainda que exijam o respeito pelo direito que a Lei lhes reconhece de serem os principais responsáveis pela educação dos seus filhos e pelo direito de requerer que a leccionação da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica aconteça em condições normais de horário.

Setúbal, 19 de Maio de 2002
+ Gilberto, Bispo de Setúbal


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia