7,5 mil milhões evitam falência Católica
2002-05-31 12:04:05

As dádivas dos fiéis à Igreja Católica dos Estados Unidos rondam os 7,5 mil milhões de dólares por ano. Para além disso, a Igreja dispõe de um grande património imobiliário e tem investido bastante nos media americanos.

Daí que, como salienta a revista Time, a despeito do crescente número de processos judiciais exigindo chorudas indemnizações, a Igreja Católica não irá à falência, como eventualmente pretenderão alguns dos seus detractores.

De acordo com a Time, "o verdadeiro segredo da força financeira da Igreja reside no facto de cada uma das 178 dioceses católicas dos EUA organizar os seus negócios separadamente. Quase todas dispõem de uma estrutura altamente complexa e descentralizada que, até agora, tem efectivamente protegido os seus bens das exigências legais feitas aos padres".

Por outro lado, como a Igreja não é obrigada a divulgar publicamente os seus rendimentos e os seus bens, algumas dioceses já conseguiram que alguns queixosos aceitassem indemnizações mais reduzidas, alegando não conseguirem pagar mais.

Mas há desconfianças. Os fiéis da arquidiocese de Milwaukee, depois de vários casos de abusos sexuais nas suas paróquias, começam agora a manifestar receio de que os seus donativos não sejam canalizados para programas sociais, mas sim para pagar indemnizações às vítimas. Este receio foi recentemente expresso por Francis Butler, presidente da associação Foundations and Donors Interested in Catholic Activities, que anualmente dá às instituições católicas mais de 200 milhões de dólares. Refira-se que, há poucos dias, o Papa João Paulo II aceitou o pedido de resignação apresentado pelo arcebispo de Milwaukee, Rembert Weakland, depois de se saber que o dinheiro da diocese servira para pagar uma verba de 450 mil dólares, destinada a "silenciar" um homem que acusava o prelado de conduta sexual imprópria.

Mas a verdade, como noticiam os media americanos, é que nas dioceses onde se enfrentou o problema dos comportamentos sexuais dos padres, o número de fiéis não diminui, o mesmo sucedendo com as ofertas pecuniárias. Pelo contrário, regista-se um aumento, ao contrário do que se verifica naquelas cujos sacerdortes optaram por não falar abertamente sobre o assunto.

Fonte DN