Inaugurada nova igreja de Alvalade
2002-05-31 11:56:48

O novo Complexo Paroquial de Santa Joana Princesa, na freguesia de Alvalade, foi inaugurado ontem de manhã, quase 30 anos depois de terem sido dados os primeiros passos para a sua concretização, mas a luta dos cerca de nove mil fiéis ainda não terminou. De acordo com o cónego João Rocha, pároco de Santa Joana Princesa há dois anos, a luta só terminará quando as dívidas estiverem liquidadas.

O equipamento custou mais de seis milhões de euros, tendo o Estado entrado com 500 mil euros. O restante será pago pela paróquia, esperando o cónego João Rocha ter as dívidas liquidadas dentro de cinco a seis anos.
Ontem de manhã, dezenas de pessoas acompanharam o cortejo que ligou a antiga à nova igreja, a primeira do século XXI, bem como a missa que se seguiu. A cerimónia contou com a presença do cardeal patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, do secretário de Estado do Ordenamento do Território, Ferreira de Almeida, e do vice-presidente da Câmara de Lisboa, António Carmona Rodrigues.
As cerimónias de inauguração contaram também com a presença de 46 elementos da Irmandade de Santa Joana de Aveiro, que representavam várias figuras históricas e litúrgicas. "Não quisemos deixar de nos associar a este evento tão importante", referiu ao JN Luís Neves, membro da direcção.
Diogo Lino Pimentel, Rita Falcão e Hugo Venade, os arquitectos responsáveis pelo projecto, foram agraciados por Dom José Policarpo com a medalha comemorativa do dia de ontem. Além da igreja, o complexo tem ainda um centro cultural, cujo auditório tem capacidadepara 300 pessoas, quatro capelas mortuárias, um centro paroquial, um centro social e um parque de estacionamento subterrâneo para 284 veículos.
Este último não estava contemplado no projecto inicial, mas foi a forma encontrada para "viabilizar económica e financeiramente o projecto", explicou o presidente da Comissão de Obras, antes de fazer a entrega simbólica das chaves da igreja ao cardeal patriarcade Lisboa. De acordo com este responsável, está ainda prevista a construção de um jardim infantil.
No final das cerimónias foi servido um almoço para cerca de 300 convidados no novo centro cultural, ao qual foi atribuído o nome do padre Carlos Alberto Guimarães, antigo pároco de Santa Joana Princesa e o grande dinamizador do projecto.
A paróquia de Santa Joana Princesa foi criada em 1959 e congrega nove mil fiéis católicos.

Fonte JN