D. JOSÉ POLICARPO INAUGURA PRIMEIRA IGREJA DO SÉCULO
2002-05-30 01:31:47

A nova igreja paroquial de Santa Joana, em Alvalade, a primeira do século XXI em Lisboa, é inaugurada hoje, dia do Corpo de Deus, com a presença do cardeal patriarca, D. Policarpo.

A paróquia de Santa Joana Princesa foi criada em 1959, mas só agora os nove mil fiéis que a integram passam a ter um espaço próprio para as celebrações, depois de reunirem nos últimos 20 anos em instalações provisórias cedidas pela Câmara de Lisboa.

A nova igreja, da autoria dos arquitectos Diogo Lino Pimentel, Rita Falcão e Hugo Venade, fica na rua dos Lagares d'El Rei, freguesia de Alvalade, e inclui um "complexo muito variado" de instalações, disse o cónego João Rocha.

Além do templo e centro paroquial, o complexo integra um centro cultural cujo anfiteatro tem capacidade para cerca de 300 pessoas, quatro capelas mortuárias e três pisos subterrâneos de estacionamento com 284 lugares.

No espaço interior sobressai a iluminação natural. O conjunto assemelha-se a "uma escultura abstracta". A construção de um centro social, com as componentes de lar, centro de dia para a terceira idade e apoio domiciliário faz também parte dos planos da paróquia.

"Estamos ainda a tratar do financiamento, pelo que não é possível dizer quando é que o projecto vai avançar", adiantou o cónego.

A cerimónia de inauguração tem início com um cortejo que parte das instalações provisórias (rua Teixeira de Pascoaes), até à nova igreja.

Uma outra cerimónia está marcada para hoje, na paróquia do Santo Condestável, com missa campal no adro da igreja (16h00), seguida de procissão pelo bairro de Campo de Ourique.

Em Vila do Conde, a procissão do Corpo de Deus decorrerá sobre um tapete de flores com mais de três quilómetros.

Fonte CM