paroquias.org
 

Notícias






Ajude a ajudar
2002-05-28 22:22:41

“Ajude para que eles possam ajudar” é o lema da campanha de angariação de fundos dos Leigos para o Desenvolvimento que se inicia esta semana. Semelhante ao do ano passado, o lema deste ano pretende chamar a atenção também para projectos que esta Organização Não Governamental (ONG) desenvolve em Portugal. Por isso, retiraram-se as palavras “cá” e “lá” de “Ajude cá, para que eles possam ajudar lá”.


Esta alteração é fruto também da consciência de que “muita gente não está sensibilizada para o trabalho das missões e não dá dinheiro para fora do país”, explicou Gonçalo Archer de Carvalho, à Agência ECCLESIA.
Os Leigos para o Desenvolvimento fazem assim também a divulgação do Apoio Escolar às Minorias Étnicas a viver em Portugal e ao projecto Odisseia 2000, “uma iniciativa que pretende sensibilizar a população escolar (alunos e professores) para a importância da educação para o desenvolvimento”, referiu o membro da Direcção da organização. Uma tarefa comportada no endereço electrónico (?????????) que faz a divulgação dos PALOP’s, que fornece contactos de escolas de vários países e que disponibiliza alguns fóruns de discussão. Fora de Portugal, os Leigos para o Desenvolvimento têm 3 missões em Moçambique e uma em Angola, S. Tomé e Timor Loro Sae. Ao todo, são 20 os leigos em missão, a trabalhar nas áreas da Educação, Saúde e promoção social.
Durante um mês, anúncios de televisão, rádio, imprensa e outdoors vão chamar a atenção para o trabalho desta ONG e apelar à generosidade das pessoas. A acompanhar este meio, folhetos RSF vão chegar a centenas de lares a pedir o donativo de todos. “A quem peça recibo da contribuição feita, enviamos depois para ser possível descontar no IRS”, garantiu Gonçalo Archer de Carvalho.
Referiu ainda que “o último orçamento dos Leigos para o Desenvolvimento apontava despesas de quase 100 mil contos”, salientando que os resultados da campanha rondam os 10% desse valor. Os restantes fundos dos Leigos para o Desenvolvimento vêm de acordos e protocolos estabelecidos com instituições privadas e estatais.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia