Ciclo de Música Sacra termina em Guimarães
2000-12-17 12:10:40

O Ciclo de Música Sacra promovido pela Câmara Municipal de Guimarães termina hoje, com as actuações do Coro do Convívio, na igreja dos Santos Passos, o do Grupo Vocal Olisipo, na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, ambos a partir das 17 horas e com entrada livre.

O Coro do Convívio é um grupo coral formado por um número relativamente reduzido de elementos cujo objectivo principal é o estudo e divulgação da música e dos autores portugueses.Aquele número e este objectivo marcam os traços predominantes da personalidade do Coro, quer quanto à sua característica sonoridade, quer no que respeita ao seu reportório, que se deseja criterioso. A estes traços pessoais há que acrescentar um terceiro para fixar com rigor o seu perfil: é que se trata de um coro constituído unicamente por amadores. Formado em 1980, no seio do Convivio - Associação Cultural e Recreativa de Guimarães, colectividade com intensa e diversificada actividade bem conhecida a nível local e nacional, o Coro do Convívio conta já com numerosas actuações desde que, em 1 de Maio de 1981, se apresentou pela primeira vez em público, integrado num Encontro de Coros da Região de Guimarães.
Por sua vez,o Grupo Vocal Olisipo foi fundado em 1988, tendo sido desde então dirigido por Armando Possante. A preparação vocal dos seus elementos é da responsabilidade de Elsa Cortez. O seu repertório é constituido essencialmente por música a capella do sec. XVI e XVII, incluindo tanto música religiosa como profana. Tem vindo recentemente a privilegiar a música contemporânea, colaborando frequentemente com compositores, muitos dos quais já dedicaram obras ao grupo, nomeadamente Bob Chilcott, Ivan Moody, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso e António Lopes.

Fonte JN