“Cinco Euros para a Terra Santa”
2002-05-28 22:19:08

“Cinco Euros para a Terra Santa” é quanto pedem os Comissariado da Terra Santa, da Península Ibérica e de Itália, para enviar para aquela região.

Trata-se de uma campanha que partiu da iniciativa do Comissariado de Madrid e da publicação electrónica “El semanal digital”, on line no endereço www.elsemanaldigital.com. Segundo o Pe. Emérito Merino, esta campanha “prolongar-se-á durante uma temporada ainda por determinar” e, garantiu o Comissário da Terra Santa em Madrid, à Agência ECCLESIA, “todo o dinheiro recolhido será enviado à Custódia da Terra Santa (franciscanos) para ajuda dos cristãos deste lugar”.
Conforme acrescentou o Comissário da Terra Santa em Portugal, as verbas serão depois distribuídas pelo “Patriarcado de Jerusalém, pela Custódia da Terra Santa e pelas Igrejas Católicas onde se celebra também com o rito oriental”. Segundo referiu, à Agência ECCLESIA, o Pe. António Pereira, aquele “é o centro coordenador e seguro, pois dá garantias de que as coisas vão parar aos destinos pretendidos”.
“Nesta campanha podem participar todas as pessoas de boa vontade, de qualquer nação”, frisou o Pe. Emérito Merino, pelo que, de Portugal, também já se fazem ofertas para a Terra Santa. “Há pouco tempo foram pouco mais de 100 mil Euros para a Terra Santa”, assegurou o Pe. António Pereira, frutos de ofertórios de missas realizadas pelos franciscanos portugueses e também de donativos que chegam ao Comissariado da Terra Santa em Portugal.
A Custódia da Terra Santa exerce pastoral em 79 igrejas, espalhadas por 29 paróquias. Dirige ainda 16 escolas onde estudam mais de 10 mil alunos e onde leccionam 400 professores. Em escritórios são 250 os postos de trabalho que proporciona, tendo ainda 4 casas para peregrinos, residencias para idosos e 2 casas para acolher crianças órfãs.
Quem quiser participar nesta campanha e ajudar com cinco Euros (ou mais, naturalmente) as comunidades cristãs da Terra Santa pode fazê-lo enviando o seu donativo para o Comissariado da Terra Santa em Portugal, na seguinte morada: Largo da Luz, nº11, Lisboa; 1600 Lisboa.