paroquias.org
 

Notícias






A certeza de que a paz é possível
2002-05-28 22:18:29

Noventa e duas nacionalidades estiveram representadas em Roma, por mais de 12 mil adolescentes, dos 12 aos 17 anos, no SuperCongresso2002, promovido, de cinco em cinco anos, pelos Jovens para a Unidade, o movimento juvenil integrado no movimento Focolares.


Dias 25 e 26 de Maio, diferentes culturas, raças, povos e religiões estiveram reunidos dando testemunhos de que a convivência pacífica entre todos é uma meta possível de alcançar. No primeiro dia, várias representações e espectáculos, preparados pelos jovens, abordaram o tema da paz, uma das quais a cargo de um grupo dos 160 portugueses que participaram nesta iniciativa. Neste mesmo dia, a fundadora do Movimento Focolares, respondeu às perguntas que os jovens lhe fizeram e deixou-lhes uma mensagem.

Recordando os episódios do 11 de Setembro e a época conturbada em que se vive, Chiara Lubich lembrou uma “regra de ouro”, presente em diversas religiões: “assim como queres que os homens te façam, faz-lhes tu também”. “Um dos grandes segredos do momento – lembrou Chiara Lubich – é amar. E ser os primeiros a amar, tomando a iniciativa, sem esperar ser amados”. “Não basta – sublinhou – aquele amor dirigido unicamente à própria família e aos amigos. É preciso amar todos”.

Neste dia foi ainda lançado o projecto “Escola para todos”, que vai levar milhares de jovens a doarem 1 Euro por mês, assegurando bolsas de estudo a estudantes de países pobres. Quem em Portugal quiser participar nesta campanha, pode fazê-lo escrevendo para o correio electrónico super2002@mail.pt ou ligando para o número de telefone 263 790 676.

Perante a impossibilidade de estar presente, uma vez que se encontrava na visita pastoral à Bulgária, João Paulo II enviou uma mensagem aos milhares de jovens que, no domingo, se juntaram no Coliseu, em Roma, depois de uma Marcha pela Paz, iniciada no Vaticano. “Queridos jovens, sejam apóstolos da paz!” pediu o Papa, pela voz do Cardeal Francis Arinze, Presidente do Conselho Pontifício do Diálogo Inter-religioso e que o representou neste SuperCongresso2002.

Recordando o seu discurso na Jornada de Assis de Oração pela Paz, o Papa incentivou os jovens a serem “sentinelas dóceis e corajosas da paz autêntica”, pedindo-lhes que “amem quem não os ama e queiram bem a quem não lhes quer bem, para que cresça no mundo o Reino de Deus”.

Para os jovens portugueses presentes neste SuperCongresso2002, esta foi uma experiência “que ficará marcada nas suas vidas”, garantiu, à Agência ECCLESIA, Margarida Freitas, que foi receber o primeiro grupo a chegar de Itália. “Vinham completamente entusiasmados com o que lá viveram e com todo o intercâmbio religioso e cultural”, garantiu. Portugueses e todos os outros ficaram agora com a missão de “serem protagonistas na construção de um mundo unido e em paz”, referiu, pois “no futuro, qualquer que seja o meio em que estejam, vão ter a certeza de que isso é possível porque já o experimentaram lá”, explicou a Responsável portuguesa desta iniciativa para a comunicação social.

Tendo acompanhado a transmissão televisiva do evento feita pela RTPi, Margarida Freitas assegurou que “a repercussão do SuperCongresso foi enorme”. Com a emissão receptiva às mensagens dos telespectadores, “até de Moçambique e da Ásia nos diziam que estavam a acompanhar este evento devido à RTPi”.
Por telefone e por internet as mensagens recebidas foram às centenas. Margarida Feritas recordou duas: “estive em 1997 no SuperCongresso e ao ver este fiquei emocionada, agora que a minha vida está vazia... continuem!”; “Finalmente uma transmissão televisiva que vale a pena ver”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia