Papa Dorme Num Hotel
2002-05-25 12:06:05

O Papa João Paulo II ficará logo à noite, no Azerbeijão, a dormir num hotel, o que acontece pela primeira vez nas suas viagens apostólicas: é que neste país, esmagadoramente muçulmano e onde residem pouco mais de uma centena de católicos, não há bispos católicos nem nunciatura, a representação diplomática do Vaticano, onde o Papa fica normalmente hospedado

Depois do Azerbeijão, onde permanecerá cerca de 24 horas, João Paulo II desloca-se à Bulgária, país de maioria cristã ortodoxa, com o objectivo de "confortar" os católicos "na sua fé e responder ao seu desejo de reforçar os laços entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa búlgara". A relação com os ortodoxos, no entanto, aqui, como na Rússia, não é fácil: o patriarca Maxim, chefe da Igreja Ortodoxa, nunca aceitou convidar o Papa, embora tenha acabado por dizer que, se o Papa visitar o país, será acolhido com a "tradicional hospitalidade" búlgara. Mas sempre insistindo que só regressando à "fé ortodoxa" é que os cristãos se podem unir. Em 1054, o cristianismo partiu-se em dois, com os cristãos do Oriente europeu a recusarem a autoridade papal. A visita à Bulgária, até dia 26, corresponde a um convite feito o ano passado por 75 intelectuais, entre os quais o actual ministro dos Estrangeiros, Solomon Passi, que sublinhavam "o contributo extraordinário do primeiro Papa eslavo para a queda do Muro de Berlim", em 1989. Os intelectuais e uma parte do clero ortodoxos também estão contra o patriarca Maxim, a quem acusam de ter colaborado com o regime comunista.

Fonte Público