O Que Diz a Lei do Celibato Eclesiástico
2002-05-23 08:31:47

A lei do celibato eclesiástico é geradora das maiores controvérsias. Ao longo dos tempos, alguns padres têm assumido que, em determinada altura das suas vidas, violaram a moral cristã e relacionaram-se com mulheres. Este assunto continua, no entanto, a ser visto pela Igreja como o maior dos tabus.

O que pode acontecer a um padre que se vê envolvido com uma mulher? Em primeiro lugar, explica D. António Rafael, antigo bispo de Bragança, o pároco tem que "reparar a situação". Mostrar arrependimento ou optar por abandonar a Igreja e casar com a mulher em causa. Mas, para continuar na Igreja, sublinha o mesmo prelado, "tem que acabar com a mulher e, depois, dar provas do seu arrependimento". Mas, acrescenta D. António Moreira, actual bispo de Bragança, a atitude da Igreja tem que ser sempre na linha do "Evangelho a uma mulher adúltera" (capítulo VIII do Evangelho de S. João). "Tem que se ter em atenção que se trata, antes de mais, de um problema de duas pessoas cristãs. A preocupação deve ser uma preocupação pastoral. Não uma atitude de julgar e condenar, mas sempre uma atitude de ajudar as pessoas", explica.

Fonte Público