Patriarca Alexei II Critica Vaticano
2002-05-21 08:29:14

O Patriarca Alexei II, figura máxima da Igreja Ortodoxa russa, anunciou que só está disposto a encontrar-se com João Paulo II "se forem superados os obstáculos existentes" entre católicos e ortodoxos.

Em viagem pastoral pelo Bielorrússia, Alexei enumerou esses obstáculos: "Em primeiro lugar, deve ser resolvida a situação na Ucrânia Ocidental e, depois, o Vaticano deve pôr fim à política de proselitismo".

Em 1939, quando a Ucrânia Ocidental passou a fazer parte da União Soviética, o ditador Estaline retirou os templos aos uniatas, católicos de rito oriental, e entregou-os aos ortodoxos. Depois do fim do comunismo, os uniatas recuperaram-nos, algumas vezes através da força, mas os ortodoxos consideram-se espoliados.

A Igreja Ortodoxa russa acusa também o Vaticano de fazer missionização no seu "território canónico", que abrange a Rússia e as repúblicas da ex-URSS, onde a maioria da população é ortodoxa. Além disso, Alexei II condenou a criação de quatro dioceses católicas na Rússia, em Fevereiro passado: "Não se deve esquecer que o Vaticano não é só a Igreja Católica, mas um Estado. Por isso, a criação de dioceses católicas na Rússia equivale à criação de estruturas paralelas de poder, o que é inadmissível".

A hierarquia católica de Roma não aceita essas acusações dos ortodoxos russos e as relações entre as duas igrejas cristãs continuam a deteriorar-se, o que levou o Patriarca de Moscovo a concluir: "A possibilidade de um encontro meu com o Papa tornou-se ainda mais remota".

Fonte Público