Jubileu é tempo de conversão
2000-11-29 22:10:05

O bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, apelou, ontem, aos novos membros do Conselho Pastoral Diocesano a assumirem compromissos "no espírito do grande Jubileu, que é tempo de oportunidade e conversão".

D. Armindo Lopes Coelho falava durante a homilia do dia de Jubileu das Associações, Obras e Movimentos do Apostolado da Diocese e da tomada de posse do Conselho Pastoral Diocesano para os próximos cinco anos. O bispo pretendeu congregar em seu redor, numa significativa manifestação de comunhão eclesial e apostólica, muitos dos membros das diversas instituições laicais.
"Quando vós, membros das Associações, Obras e Movimentos de Apostolado, quando vós, membros do Conselho Pastoral Diocesano, viestes em peregrinação a esta Igreja-mãe da Diocese, entrastes de mãos dadas no espírito da comunhão que resulta da mesma fé de Cristo e do impulso do mesmo espírito que assiste a Igreja e nela habita", salientou.
Para D. Armindo Lopes Coelho, é preciso procurar "fazer festa de verdade, festa de esperança neste Ano Jubilar". Porém, salientou que "esperança quer dizer fé e confiança, mas também significa problemas, dificuldades, obstáculos e sofrimento", que deverão ser encarados com "optimismo e certeza".
Remetendo o seu discurso para a história, o bispo do Porto destacou o facto de "a paixão e morte de Cristo encontrar nos discípulos a paixão-amor que lhes deu força para o martírio".
D. Armindo referiu que os membros das Associações e Conselho Pastoral Diocesano "entraram no Espírito da comunhão na qualidade de discípulos". "É próprio de vós, pela vossa respectiva condição na Igreja, a alegria de ser cristão e a alegria de ser apóstolo para que na terra, sem confusão com o mundo e sem absorção do tempo, se implante o reino de Cristo: reino de verdade e de vida, de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz", concluiu.

Fonte JN