paroquias.org
 

Notícias






Missionários Contra Indiferença Ocidental
2000-11-29 22:02:31

A "indiferença de países europeus, dos EUA, da Rússia e dos países árabes" para com a situação vivida em tantas situações de guerra e miséria em África foi denunciada por um grupo de quatro dezenas de missionárias e missionários combonianos a trabalhar em zonas de conflitos. Os missionários, que se reuniram na semana passada em Bronkhorstspruit (África do Sul), provinham da África do Sul, Moçambique, Uganda, Sudão, Congo, Chade, República Centro-Africana, Eritreia e Etiópia.



"A cumplicidade de alguns governos africanos corruptos" e as novas formas de escravatura, com a deslocação forçada de pessoas, os "campos protegidos" no Uganda e o tráfico de escravos no Sul do Sudão, são também condenadas pelos missionários. Da lista negra, fazem ainda parte as crianças-soldados, a exploração de riquezas por parte de multinacionais, "sobretudo francesas, canadianas e chinesas", o comércio de armas "feito pelos EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia, Itália, África do Sul e outros", a proliferação das minas antipessoal e o "malogro da ONU, Unicef, OUA" na resposta às necessidades das populações e o silêncio de meios de comunicação sobre situações de violência e injustiça.

O grupo afirma-se disposto a permanecer entre as populações em dificuldade, "denunciando com coragem todas as injustiças e formas de violência" e consciencializando as pessoas para que estas sejam capazes de se autodeterminarem.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia