Igreja de Alverca Vai Ter Segundo Maior Carrilhão da Europa
2002-05-14 15:27:21

As obras da primeira igreja portuguesa consagrada aos pastorinhos de Fátima começam hoje em Alverca. O projecto incluirá o segundo maior carrilhão da Europa e o terceiro do mundo, que será colocado numa torre de quase 50 metros de altura.

Possuirá 72 sinos e será o terceiro construído em Portugal, depois daqueles que foram instalados, no século XVIII, no Convento de Mafra e na Torre dos Clérigos, no Porto.

Prevê-se que as obras, estimadas em perto de dois milhões de euros, estejam prontas dentro de dois anos. A utilização regular do carrilhão para animação de cerimónias e da própria cidade está de alguma forma assegurada, porque duas jovens radicadas em Vila Franca formaram-se numa escola superior belga como carrilhonistas.

De acordo com o padre Francesco D'Erasmo, vigário paroquial de Alverca, os 72 sinos estão em fase de fundição na Holanda e envolvem 40 toneladas de bronze. Foi estabelecida uma tabela de patrocínios consoante o tamanho de cada um deles e boa parte tem já garantido o financiamento de empresas e particulares.

A igreja vai ser construída no sul da cidade de Alverca, em terrenos cedidos pela câmara, e contará com um importante apoio financeiro da empresa de construção civil Obriverca, que, em contrapartida, ficará com a concessão da exploração de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 200 viaturas, que integra também o projecto. O templo terá capacidade para 600 pessoas sentadas. Está também prevista a construção de um centro paroquial.

A obra visa responder às limitações de espaço da antiga Igreja Matriz. A freguesia já conta com cerca de 35 mil habitantes e a catequese é frequentada por 800 crianças. A sua localização facilita o acesso dos habitantes das novas urbanizações já construídas e planeadas para o sul de Alverca.

O projecto pretende "dotar Alverca de um 'ex-libris' cultural e religioso", sublinha Francesco D'Erasmo, frisando que, apesar dos apoios já obtidos, a concretização de todo o complexo exige a multiplicação das iniciativas e contactos, "sugerindo, entre outras, acções de mecenato".

Para preparar o lançamento da obra neste dia 13 de Maio, uma data marcante nas aparições de Fátima, a paróquia organizou um conjunto de acções, que se iniciaram com uma conferência sobre estas aparições e o renascer da igreja em Portugal e sobre a ligação de Fátima ao Papa João Paulo II.

A Imagem Peregrina da Senhora de Fátima percorreu ontem algumas das principais ruas da cidade e participou numa missa campal e numa procissão das velas. Durante a madrugada de hoje decorreu uma vigília no Largo dos Pastorinhos, acompanhada por grupos de cânticos, leituras e oração da paróquia.

Fonte Público