paroquias.org
 

Notícias






Câmaras atentas ao furto em Fátima
2002-05-12 11:01:49

Quatrocentos mil peregrinos são esperados hoje e amanhã em Fátima, naquela que é uma das maiores peregrinações do ano.
A previsível afluência levou a Polícia de Segurança Pública (PSP) a destacar 200 agentes.


Segundo Levy Correia, comandante distrital de Santarém, a maior preocupação passa pela garantia de segurança dos peregrinos, embora fora da cidade essa competência esteja
reservada à Guarda Nacional Republicana.
Para ajudar o trabalho da polícia, o santuário de Fátima instalou recentemente no recinto um conjunto de câmaras de vídeo, cujo primeiro teste arranca hoje. Uma das vantagens, no entender da PSP, será a redução do número de furtos de carteiras no santuário.

Identificar suspeitos
"As câmaras de vídeo são uma mais-valia para a PSP, pois permite verificar o comportamento das pessoas. Aquelas que vêm por bem não são incomodadas. Aquelas que vêm com outros propósitos vão ser identificadas", explica Levy Correia, segundo o qual o santuário de Fátima é um local predilecto para os amigos do alheio, que ali encontram o terreno ideal para actuar: milhares de pessoas e alguma confusão.

Vigilância na estrada
Outras câmaras de vídeo, instaladas nos troços da Auto-estrada A1, entre Torres Novas e Leiria, facilitam também o trabalho da PSP. "Além dos milhares de peregrinos que estão a dirigir-se para Fátima a pé, há aqueles que vêm de carro ou autocarro. A nossa preocupação é evitar congestionamentos de trânsito". Através desse sistema, serão dadas depois outras orientações aos automobilistas.
O dia de ontem pautou-se pela grande afluência, sobretudo pelos milhares de pessoas que cumpriram, a pé, a viagem até Fátima. Sem acidentes de relevo envolvendo os peregrinos, a tarde ficou marcada por um aparatoso despiste automóvel, em Ourém, do qual resultaram duas crianças (de 9 e 13 anos) gravemente feridas.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia