paroquias.org
 

Notícias






Centro de Congressos para Atrair Gente
2000-11-29 22:01:30

Irá custar cerca de 1,5 milhões de contos a construção de um centro de congressos em Fátima. O imóvel tem como objectivo atrair pessoas para a cidade na época baixa do turismo religioso, entre Novembro e Março. O anteprojecto do edifício foi já apresentado publicamente e integrará, segundo responsáveis turísticos, o triângulo de desenvolvimento da cidade, constituído ainda pelo centro pastoral Paulo VI e pela basílica. Alguns proprietários de hotéis que têm salas de conferências mostram-se preocupados com a concorrência do futuro centro.

O presidente da Região de Turismo de Leiria/Fátima, Francisco Vieira, argumenta, face às preocupações do sector hoteleiro, que o centro de congressos "não trará, por certo, menos dormidas". E este aspecto, sublinha, compensará a eventual concorrência."Há ainda muita gente que não se apercebeu disso, mas a recente consagração da comunidade católica a Fátima e a Nossa Senhora de Fátima virá trazer um importante impacto à cidade, tornando-a de certo modo a 'Meca' do mundo católico", observa o presidente da Câmara de Ourém, David Catarino.

O investimento no futuro centro de congressos rondará 1,5 milhões de contos, "mas os ganhos indirectos com esta estrutura poderão aproximar-se dos dois milhões de contos por ano, através das vendas de viagens e dormidas, restauração e compras nas lojas", adianta David Catarino. Vários grupos económicos manifestaram já interesse em investir no centro de congressos, destacando-se um grupo de Leiria que, além da construção, se propõe gerir as iniciativas a realizar no local.

Por outro lado, a Câmara de Ourém adjudicou já a um grupo de arquitectos franceses o estudo de consolidação e desenvolvimento da área urbana de Fátima, em particular junto à Cova Grande. "Temos uma responsabilidade histórica aos ombros e devemos evitar os erros [urbanísticos] do passado", observou.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia