PEREGRINA REGRESSA A CASA DEPOIS DE CUMPRIR PROMESSA
2002-05-12 00:44:44

Uma semana depois de ter iniciado a peregrinação a Fátima, Maria Cândida Ventura, de 86 anos, entrou ontem novamente na sua modesta casa em Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda).

O CM, que ao longo da semana acompanhou a sua caminhada e relatou os seus sentimentos, esperou-a em sua casa e constatou que esta octogenária tem mesmo fibra. "Acabei de chegar e parece que não saí de casa. Estou pronta para ir de novo a Fátima", disse D. Cândida, em nada acusando o esforço de ter feito quase 400 quilómetros a pé, alimentando-se apenas a pão e água. "Felizmente que correu tudo muito bem, o grupo foi bom, encontramos muita gente simpática pelo caminho e quando chegamos ao Santuário de Fátima foi uma alegria muito grande. Muita gente veio ter comigo, deram-me flores, que eu deixei junto de Nossa Senhora, e uma medalha. Estou muito feliz e com mais força para a vida. Considero-me uma privilegiada junto de Fátima, e por isso estou feliz porque cumpri mais uma promessa", relatou. “Tenho é pena de não saber ler”, disse ainda peregrina, pois só com ajuda dos seus companheiros de viagem pôde acompanhar o relato que o nosso jornal fez da sua ida a Fátima. Anteontem à noite, e depois de cumprida a peregrinação, regressou de autocarro a casa, onde chegou por volta da uma da madrugada.

'Fiz o meu dever'

"Eu gostava de ficar mais tempo, mas estava destinado assim. Não tínhamos onde ficar a dormir e não gosto de confusões. Fiz o meu dever e voltei a casa. Vou assistir às celebrações pela televisão e rádio", disse-nos. Ontem, durante a manhã, D. Cândida recebeu a visita de muitos conterrâneos, que a saudaram pela sua peregrinação. “Esta mulher é uma força da Natureza. Vive sozinha há muitos anos e de vez em quando ainda trabalha na agricultura. Apanhar azeitona é a sua especialidade”, dizem os vizinhos. Recuperada do esforço da jornada, D. Cândida agradece a atenção que toda a gente lhe prestou. E com a mesma firmeza com que, este ano, se fez à estrada, garante: “Para o ano, se Deus assim o entender, quero ir pelo décimo sexto ano a Fátima. E vai ser novamente a pão e água”. Ontem, ao almoço, e já cumprida a promessa, D. Cândida pôde comer um dos seus pratos preferidos: migas com salada de alface. “Depois de tantos dias a pão e água é tempo de mudar...”, rematou, esboçando um sorriso pleno de significado

Fonte CM