Papa quer Igreja a fazer-se ao largo na net
2002-05-12 09:28:18

A Internet "oferece vastos conhecimentos, mas não ensina valores", tem um "enorme potencial para o bem" mas também pode ser usada de modo degradante e prejudicial e é um meio que "pode oferecer magníficas oportunidades de evangelização", devendo toda a Igreja fazer-se ao largo na "net". As afirmações sintetizam o sentir da mensagem do Papa João Paulo II para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que hoje é assinalado em todo o mundo pela Igreja.

Chamando a atenção para as potencialidades e os riscos que a Internet contém, o Papa afirma que ela promete "grandes conquistas" para o mundo em desenvolvimento, mas que também pode "agravar as desigualdades já existentes". E pergunta como é que a rede internacional de computadores pode ajudar a "servir a causa da paz", bem como uma "cultura de diálogo e participação". "A Internet faz com que biliões de imagens apareçam em milhões de écrãs de computadores do planeta inteiro. Desta galáxia de imagens e sons emergirá o rosto de Cristo e ouvir-se-à a sua voz?"

Fonte Público